Flor do dia - Hibisco



Hibiscus L. é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. O Hibisco é uma planta típica da Ásia muito usada como planta ornamental devido as suas flores de coloração vermelha. É também devido a sua coloração, em grande parte, que o hibisco vem chamando atenção para os benefícios que pode trazer à saúde.

Hibiscus significa Ísis (deusa egípcia), em grego.

Benefícios do chá de hibisco


O hibisco é uma planta encontrada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo muito comum no Brasil. O hibisco é conhecido principalmente pela beleza de suas flores, o que faz com que muitas pessoas desconheçam os benefícios e propriedades medicinais do chá de hibisco, feito a partir da infusão dos cálices da flor da espécie Hibiscus sabdariffa.

Dentre os benefícios mais conhecidos devido ao consumo regular do chá de hibisco, destacam-se a diminuição do colesterol ruim, redução da pressão arterial e do risco de doenças cardíacas, dentre outras inúmeras propriedades, sendo um agente auxiliar na perda de peso, rico em antioxidantes e vitamina C. O consumo regular do chá de hibisco também é apontado como responsável por outros benefícios à saúde, incluindo a prevenção de constipação, infecção da bexiga, bem como prevenir a pressão alta.
O chá de hibisco é geralmente misturado com outros chás de ervas, sobretudo os chás verde, preto e branco, além do chá de rosa-mosqueta (existem mais de 200 variações de hibiscos, sendo que cada espécie conhecida possui uma pequena alteração no sabor do chá).Dentre os principais benefícios à saúde apontados em estudos preliminares referentes aos consumo de chá de hibiscos são elencados:

O chá de hibisco reduz a pressão arterial

Um dos benefícios mais poderosos do hibisco é a sua capacidade para reduzir a pressão arterial. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tufts, de Boston, ficou sugerido que beber três xícaras de chá de hibisco diariamente reduziu a pressão arterial de pessoas com hipertensão leve e moderada, depois de seis semanas de tratamento. Em outro estudo, conduzido por pesquisadores do Centro de Saúde Natural Bastyr, em Seattle, Washington, beber cerca de 400 gramas do chá por dia durante quatro semanas, reduzia a pressão arterial.

O chá de hibisco emagrece

Consumir o chá de hibisco ajuda na perda de peso, sobretudo após as refeições, onde o chá vai auxiliar na quebra de amidos e açúcar, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, o chá de hibiscos é diurético, elevando a taxa de micção.

 Fonte: Internet
Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.