HATHA YOGA

ORIGEM

Hatha Yoga é o sistema de Yoga introduzido por Yogui Swatmarama no seu livro Hatha Yoga Pradipika, aproximadamente no século 15 na Índia. Este sistema de yoga é o mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, pois é adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. É o sistema que deu origem a diversos outros estilos de yoga.

SIGNIFICADO LITERAL

“Hatha” do sánscrito “ha” – sol e “tha” – lua, este método de yoga tem o objetivo de unir os pares opostos, como o sol (representação do positivo) e a lua (representação do negativo) e trazer assim, o equilíbrio entre corpo e mente.
A sua prática incorpora posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e meditação / concentração /relaxamento  (dharana e dhyana):
Asanas são diversas posturas criadas para melhorar a saúde e remover as doenças do corpo físico, energético e sutil.  A palavra “asana” do sánscrito “sentar” refere-se não só à postura física do corpo, mas também à posição do corpo em relação com a divindade. Originalmente, as diversas posturas (atualmente quase incontáveis devido às variações de cada) foram criadas para atingir um estado mental mais calmo para meditar mais facilmente. Através da prática constante e disciplinada de asanas, é possível desenvolver flexibilidade, força de vontade e concentração e consequentemente te levar a atingir estágios avançados de meditação.

hatha-yoga

Pranayama, do sánscrito “prana” (energía vital) e “ayama” (controle). É a ciência do controle da respiração. Se diz, segundo os yoguis mais antigos que o segredo para controlar a mente é controlar a respiração. A prática de pranayama tem inúmeros benefícios pra saúde específicos de cada exercício.

Pranayama2

ESTRUTURA DA AULA

A estrutura da aula é de seqüência lenta, espaçada e de permanência prolongada, numa aula para iniciantes os pranayamas sempre são incorporados no começo da aula, depois os asanas básicos são praticados isoladamente um do outro  e se finaliza com uma meditação ou exercícios de concentração ou de relaxamento. Quando o nível da pratica aumenta, o objetivo é uma permanência ainda maior, o que não quer dizer que a intensidade seja menor, pois os asanas vão se tornando mais complexos conforme sua flexibilidade, força e concentração vão aumentando.
 background_17

BENEFÍCIOS

Num longo prazo: A prática de hatha yoga pode lhe ajudar a reconhecer seu maior potencial físico e mental. A flexibilidade e força também podem vir num longo prazo através deste método devido ao ritmo da aula.
Num curto prazo: Através dos exercícios de relaxamento ou meditação, sentirá diferenças na sua energia e é provável que sua resposta a situações de estresse mude rapidamente.

HATHA YOGA É PRA VOCÊ?

Você é paciente? Você queria ser paciente? Quer saber um pouco mais sobre o alinhamento das posturas? A maioria das aulas de hatha tem um ritmo devagar, pelo que dão espaço a entrar na postura. Se você quer é uma aula dinâmica e sair suado, provavelmente não é o estilo indicado para você. Se você quer uma pratica gentil e suave, hatha é a melhor opção.

 Carla Gonzalez


Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.