Para seu próprio bem, apenas pare de se queixar


Reconhecer o número de vezes que você se queixa diariamente e reduzir essa quantidade é um primeiro passo para você transformar completamente a sua vida, pois é precisamente por você se queixar, que ela nunca muda.
 Este é um passo super importante para quem deseja realmente elevar o seu nível de vida, independente das circunstâncias que está vivendo, e independentemente se tem motivos ou não para se queixar.
No dicionário, os termos “queixa” e “queixar” significam: “ato ou efeito de se queixar, ofensa; causa de ressentimento, descontentamento, queixume, lamentar-se etc…”
Mas é um péssimo hábito que a maioria das pessoas têm, e que repetem inconscientemente vezes sem conta ao longo do dia. Acontece que tem uma carga tão negativa que torna as pessoas massudas, feias, desagradáveis e inconstantes. Quem não reconhece isso é porque provavelmente é igual; os semelhantes se atraem.
As pessoas que se queixam muito vivem presas a um estilo de vida que parece nunca melhorar com nada, são geralmente um fracasso sob disfarce e não sabem dar sem cobrar nada em troca.
Mesmo que você não seja uma pessoa desse tipo, tenha cuidado pois mesmo que sutil, queixar-se é uma forma de vitimização. Ser vítima das circunstâncias, do mau empregador, dos colegas de trabalho, do calor, do frio… (a lista é infinita…), é tão sutil que se torna difícil de detetar em si próprio. E é aí que você pode ter um pequeno problema.


Sabia que todas as queixas têm uma solução?

“Se não gosta de algo, mude-o. Se não consegue mudá-lo, mude sua atitude”
– Maya Angelou

Da próxima vez que você se queixar de alguma coisa, imagine-se a aplicar a mesma energia em resolver o problema; utilizando a sua inteligência, criatividade e imaginação poderá encontrar várias soluções possíveis, ou até mesmo uma solução que o torna menos enfadonho. Todas as queixas tem uma solução possível. Faça esse esforço e procure a solução!
Por exemplo, se você se queixar que seus pés doam (isso é especialmente para as senhoras), a solução passa por descansar ou usar uns sapatos mais apropriados. Se o seu problema são seus colegas de trabalho, mude de emprego.
Apesar de algumas soluções serem mais distantes, é importante que você reconheça que existem soluções, e isso tira a energia do problema.

Caso não dependa de si encontrar a solução para um problema, simplesmente não o comente e não participe nele. Não pense sequer no problema, já que não é seu para resolver. Não mostre consentimento perante as queixas dos outros quando você não faz parte de uma possível solução. Ao participar você estará concordando com o queixume e.. em retorno, a se tornar parte de um problema.

Exercício para parar de se queixar

Para medir o impacto que as queixas fazem no seu dia-a-dia, e para entender o quanto empatam a sua vida, torne-se consciente das suas queixas mais frequentes e parta para as soluções. Para tornar tudo mais engraçado, estabeleça um gênero de castigo a si mesmo por cada queixa que fizer. Para começar, pague R$0,50 por cada queixa você fizer.
Por passos:
  1. Carregue sempre consigo um pequeno caderno para fazer anotações. Faça um traço com caneta a cada vez que você se queixar de algo. Se possível anote o motivo da queixa, e tome uma ação para a solucionar.
  2. Por cada traço (queixa) que fizer, coloque os R$0,50 num frasco e calcule seu prejuízo no final de cada dia. Faça isto durante 1 semana, e veja se encontra um padrão para as suas queixas.
  3. No final da semana pegue no dinheiro que juntou (que deve ser bastante), e faça algo por caridade.
Nota do Autor: eu fui um pouco mais severo com este exercício, e utilizei uma liguinha no pulso. Cada vez que me queixava, puxava a liginha com força e soltava para poder sentir a dor. Não tinha pena de mim quando fazia isso porque precisava mesmo de sentir que estava sendo castigado. Quando se aproximava a vontade para me queixar, eu recordava a dor no braço, e simplesmente deixava passar a oportunidade. De fato, encontrava soluções com mais rapidez e entusiasmo. Essa técnica eu aprendi com o Jack Canfield, um dos professores em “O Segredo”. Assista o vídeo no final desse artigo.
O mais importante aqui, é que faça o exercício… não leia apenas. Se você não praticar, nada vai mudar na sua vida, portanto pegue numa folha e numa caneta e comece agora! Ficará surpreendido com a quantidade de vezes que é castigado.

Quando você age como uma vítima, culpa alguém, inventa uma desculpa, se queixa sobre algo, sente pena ou culpa-se a si próprio, corrija a sua atitude! Aprenda a viver a sua própria vida em função do seu propósito e concentre-se no seu novo hábito para o crescimento.

10 Motivos para parar de se queixar

  1. Você se concentra mais em si, e não nos outros;
  2. Não perde tempo com situações fúteis que têm solução;
  3. Não perde tempo com bate papo que envenena sua mente;
  4. Não boicota a sua própria felicidade;
  5. Tem conversas mais interessantes e produtivas;
  6. Você se torna uma pessoa mais cativante;
  7. Você se torna mais tranquilo e presente;
  8. Você faz progresso em tempo e espaço;
  9. Você toma controle da sua própria vida;
  10. Você se torna mais feliz.
 Por: Roger Mac
 
Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.