Água de coco hidrata e oferece mais energia


Com poucas calorias, bebida repõe líquidos e nutrientes no corpo

Não se sabe ao certo qual a origem do coqueiro, que é uma planta tão rica - há quem diga que é originário do Sudeste Asiático, na Nova Zelândia, enquanto outros afirmam que sua procedência é na América do Sul. O que sabemos é que ele se propaga bem em regiões tropicais e que é muitíssimo rico - desde sua palmeira, passando pelo óleo, polpa e água do coco! Essas árvores têm comparativamente um alto rendimento, de até 75 cocos por ano. Por isso, o coqueiro possui significativo valor econômico. Curiosamente, o nome para o coqueiro em Sânscrito é "kalpa vriksha", o qual se traduz como "a árvore que fornece todas as necessidades da vida".

A água de coco é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em minerais e possibilita uma absorção rápida no corpo, principalmente de sódio e potássio, que são fundamentais para o funcionamento celular, ajudando o organismo a repor as perdas dos nutrientes."A água de coco é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em minerais e possibilita uma absorção rápida no corpo, principalmente de sódio e potássio, que são fundamentais para o funcionamento celular, ajudando o organismo a repor as perdas dos nutrientes."
 
Também auxilia na reposição de líquidos após atividade física intensa, é indicada para hidratação e equilíbrio do corpo, além de casos de diarreia. A bebida pode ser usada em uma infinidade de receitas na culinária!
Outra curiosidade é que a água de coco ajuda na recuperação da ressaca, pois além da reposição dos minerais, os carboidratos presentes na bebida repõem a energia perdida e recupera na desidratação ocasionada pelo álcool. As contraindicações são para pacientes graves de distúrbios renais, por conta da quantidade de sódio que a bebida contém. Também sugiro um consumo moderado por pessoas portadoras de diabetes e hipertensão, em função da quantidade de sódio e glicose que água de coco possui - nesse caso, recomendo a ingestão de cerca de 1 unidade de coco ao dia ou até 2 copos de 200ml, ou seguir a recomendação do nutricionista ou médico que lhe acompanha.

Além de ser rica em sódio e potássio, tem quantidades significantes de cálcio, magnésio e vitamina C. A boa notícia é que tem poucas calorias - cerca de 20 calorias em 100 ml de água de coco. O ideal é consumir o coco in natura - eu sugiro que você adquira um furador da fruta. Se optar por comprar a água de coco em garrafas plásticas, deve-se consumi-la no tempo recomendado. Para quem compra a versão industrializada, fique atento para a quantidade de conservantes e estabilizantes que vêm indicados no rótulo - deve ser a mínima possível!

Sugiro para quem não tem hábito de tomar suco verde, começar a prepará-lo com a água de coco, pois deixa a bebida naturalmente mais doce e saborosa. Aliás, acrescentar a água de coco em variados tipos de sucos é uma dica interessante para potencializar os benefícios da bebida.

Fonte: Internet


Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.