POWER YOGA


ORIGEM

Power Yoga é um dos tipos de yoga mais multi-disciplinarios e vigorosos. As vezes, também chamado de Power Vinyasa ou Core Power Yoga, este estilo é considerado por muitos uma versão ocidental de Ashtanga Yoga. O instrutor de Ashtanga Beryl Bender Birch, quem deu o nome a esta pratica, publicou o livro com o mesmo nome, “Power Yoga” que virou best seller e que deu abertura a um novo livro recém publicado, chamado de “Yoga para guerreiros: Treinamento básico em força, resiliência e paz mental (“Yoga for Warriors: Basic Training in Strength, Resilience & Peace of Mind “). 
Bryan Kest também usou o termo “power yoga” para diferenciar o estilo intenso e vigoroso de yoga que ensinava comparado com o que os americanos na década dos 90’s associavam com yoga (alongamentos suaves e meditação).
Baron Baptiste é outro reconhecido professor de yoga deste estilo, quem estabeleceu com sucesso o próprio estilo (agregando o sobrenome para diferenciar: Baptiste Power Yoga).

SIGNIFICADO LITERAL

O estilo de Yoga visa ensinar aos seus praticantes a se comunicar melhor com seus próprios corpos e a acessar a sua parte espiritual mais essencial (core), para assim, poder atingir o verdadeiro poder (power), aquele que vem de dentro.

ESTRUTURA DA AULA

A estrutura da aula é bem marcada e vigorosa o suficiente para obter benefícios físicos rapidamente. Apesar de se tratar de um estilo de yoga bem mais físico, a parte espiritual nunca é deixada de lado, introduzindo durante as instruções pequenos insights de ensinamentos de filosofia de yoga.
Power yoga pode, por sua vez, se dividir em três sub-tipos:
  • Power yoga
  • Core yoga
  • Hot yoga

Power Yoga

Power yoga ficou popular no Ocidente porque se adaptou às necessidades de quem se interessava em aprender yoga, mas queria focar mais nos aspectos físicos da pratica do que nos aspectos espirituais. Power yoga são posturas (asanas) em uma sucessão rápida de movimentos, com uma série diferente, especificamente criada pelo professor cada dia.
power yoga

Core Yoga

Este estilo tem como foco atingir a parte mais essencial do físico e do espiritual. A parte essencial do físico, trabalhando principalmente com a parte central do corpo, o torso; e espiritualmente, trabalhando para desenvolver a força física desde uma força mais transcendental através da respiração e meditação. Envolve técnicas de Kundalini Yoga e movimentos rápidos que viram aeróbicos entre cada postura.
core yoga

Hot Yoga

Algumas escolas ou studios, ensinam Power Yoga incorporando Hot Yoga ou o uso de salas com temperaturas que variam entre os 30º e 42º. A principal razão disto, dizem os professores deste ramo, é porque o risco de lesão com calor induzido se minimiza extremamente e os efeitos desintoxicantes se maximizam através das grandes quantidades de suor.
069RachelGarrison

Três programas em Power Yoga

Os tres principais programas dentro deste método são: Core Power, Core Power, Unlocking Athletic Power, and Soul of Strength. Core Power, desenhando para alongar e fortalecer a parte central do corpo: abdome e costas, são posturas (asanas) de power yoga misturados com movimentos específicos para tonificar os músculos destas áreas. Unlocking Athletic Power foca em desenvolver força no abdômen, costas, quadril e pelvis. Soul of Strength são posturas (asanas) complexos num ritmo rápido, é o programa mais desafiador.

BENEFÍCIOS

Em longo prazo: Uma maneira muito efetiva de se manter em boa forma física. Também uma ótima ferramenta para focar no melhor uso da respiração e capacidade de concentração.
Em curto prazo: Por se tratar de movimentos fluidos, os benefícios físicos são atingidos rapidamente: força, flexibilidade e ótimo condicionamento físico.

Carla Gonzalez


Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.