Como fazer perguntas para obter as respostas que você precisa


Alguma vez você já sentiu como se não obtivesse a resposta certa para sua pergunta? Obter as respostas certas começa com as perguntas certas! O problema é que a maioria de nós são terríveis em fazer perguntas. Aprender como fazer perguntas que entregam grandes respostas é uma habilidade aperfeiçoada por grandes jornalistas. Aqui estão os seus segredos.

Sócrates disse que fazer perguntas ajuda a incentivar que respostas venham da pessoa que faz as perguntas ao invés de confiar nas respostas externas. É por isso que as perguntas abertas são tão eficazes como uma ferramenta terapêutica. Se você já confortou um amigo que está passando por um momento difícil, isso pode parecer familiar: você deixa o seu amigo falar, deixa-o fazer perguntas para as quais não têm resposta, e antes que perceba, ele respondeu-lhe suas próprias questões!



As perguntas são grandes professores.

O cérebro é projetado para fazer constantemente novas conexões neurais. É por isso que as perguntas são professores tão poderosos. Toda vez que você resolver um problema, você cria uma nova conexão neural, se você simplesmente receber a resposta, a conexão neural não seria tão forte como quando você encontra a resposta sozinho.



A melhor maneira de fazer perguntas

  • Para incentivar respostas significativas, comece com "quem", "o quê", "onde", "quando", "por que", ou "como".
  • Se você quiser encorajar a introspecção e a resolução de problemas, faça perguntas abertas e evite perguntas que começam com "você acha que", "deveria", "poderia", "são" ou "é". Você vai ter um sim ou não, mas isso é tudo.
  • Não pesque respostas (não responda às suas próprias perguntas). Por exemplo, "Onde está o seu pai, no trabalho?" Ou "Por que você não comunicou o problema ao seu gerente, você estava muito tímido para conversar com ele?" Se você sabe a resposta, por que você está perguntando?
  • Evite questões de múltipla escolha. Mantenha as perguntas breves, assim é mais provável conseguir uma resposta clara. Por exemplo, "Qual é a maneira mais eficaz de organizar o evento?" É muito melhor do que "Qual é a maneira mais eficaz de organizar o evento, devemos contratar um fornecedor ou devemos fazer uma festa americana casual, ou há alguém em casa que poderia fazê-lo? "A segunda sentença pode ser uma ótima técnica de brainstorming para lançar ideias, mas não é tão eficaz se você realmente quer uma resposta (ao contrário de uma longa discussão).
  • Se você receber uma resposta incoerente, tipo "história de vida", interrompa delicadamente e peça um simples sim ou não. Isso se aplica quando você pedir a alguém para fazer alguma coisa e eles vem com uma lista de desculpas (em um esforço para não ser visto como o mau, o que não coopera, etc.) Se tudo que você precisa é de um sim ou não, você tem que estar bem com a resposta da pessoa - para deixar claro que de qualquer forma, está tudo bem! Honre a sua resposta.
  • Esteja bem com o silêncio. Se você faz uma pergunta, dê à pessoa a oportunidade de pensar sobre uma resposta! Nunca apresse-os ou coloque-os na berlinda, em um esforço para obter uma resposta imediata, pois eles estarão propensos a deixar escapar algo apenas para apaziguar o seu senso de urgência - mas pode não ser a resposta que você estava procurando. Dê às pessoas uma chance de buscar em suas mentes as respostas. Pense para trás as vezes que você foi colocado na berlinda e pressionado por uma resposta imediata. Isso cria um monte de estresse desnecessário e não fomenta um sentimento de cooperação.
  • Se você receber uma não-resposta como uma evasão, uma mudança de assunto, uma resposta obscura, uma resposta incoerente "talvez" seja melhor abordar a questão de um ângulo diferente, ou pedir novamente para uma resposta definitiva ou explicação.
  • Não tenha medo de fazer perguntas "burras". É muito melhor fazer perguntas que ferem o seu ego um pouco, do que fingir que entende e depois estragar regiamente quando se torna evidente que não.
  • Não acene se você não entender uma resposta. Faça uma nova pergunta e deixe claro a resposta na sua cabeça!
  • Reformule a resposta em suas próprias palavras para ter certeza que a entende. Isto é especialmente importante se a resposta for vaga, ou muito complicada.
  • Uma questão maravilhosa que encoraja o pensamento muito profundo é "O que você acha ..."
  • Não tenha medo de fazer perguntas em uma conversa. Fazer perguntas adicionais fará com que a outra pessoa sinta que está sendo ouvida com cuidado.
  • Não interrompa com suas próprias opiniões ou ideias. Deixe a pessoa terminar.
Respondendo Perguntas

É importante que você entenda uma pergunta antes de responder. Se você está recebendo uma pergunta:
  • Repita pontos-chave para mostrar a pessoa que você ouviu o que ela disse, o que ajuda a esclarecer quaisquer mal-entendidos.
  • Não responda sim ou não, se você não entender uma pergunta. Não dê uma explicação sobre a coisa errada ... peça esclarecimentos.
  • Mantenha suas respostas curtas e simples. Se você começar a divagar e dizer-lhes sua história de vida, é mais provável que se esqueça a questão em meio a sua resposta!
A Pior Pergunta

Qual é a pior possível pergunta que você pode perguntar? Não é "este vestido me deixa gorda?"

A pior pergunta é a que não foi perguntada.

Deixar o seu ego ficar no caminho e fingir que sabe algo, faz você parecer tolo mais tarde. Não se preocupe em impressionar alguém fingindo ter as respostas. Deixe-os saber que você é sincero e interessado.

Quando você está no fim da recepção de perguntas, ouça com compaixão e empatia. Evite se sentir superior a alguém, porque eles têm uma questão que pode parecer elementar para você. Você vai estar em seus sapatos, um dia, em relação a outro assunto.

Por último, se você está desconfortável em fazer uma pergunta, ensaie. Coloque-se no lugar da outra pessoa e finja que você está ouvindo a pergunta (isto é especialmente útil em relacionamentos românticos ou situações profissionais onde são mais propensos a se preocupar em ofender ou magoar alguém com a sua pergunta).
Fonte: Internet
Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.