Flôr do dia - Orquídeas Bambu


Rústicas e muito bonitas, as Orquídeas bambu são utilizadas geralmente em lugares tropicais e se adaptam muito bem em vasos ou no jardim. É importante cuidar para que elas não quebrem, já que normalmente permanecem ao ar livre.

Cuidados básicos para cultivar orquídeas

Temperatura: a melhor temperatura para conservar as flores é entre 25º C e 30º C. Essas plantas podem suportar, por pouco tempo, temperaturas muito frias, de 10º C, e até muito quentes, de aproximadamente 40º C.
Solo: o solo deve ser úmido, adubado e preparado com fibras de xaxim, e as raízes das plantas precisam permanecer úmidas.
Luminosidade: apesar de necessitarem de luminosidade, essas flores não podem permanecer expostas à iluminação direta do sol. O ideal é que na maioria do tempo estejam na sombra.

Água: essas plantas necessitam de rega a cada dois dias. Em dias frios, a rega pode ser suspensa.
Adubação: o ideal é aplicar adubo inorgânico de duas em duas semanas.
Controle de pragas: para evitar as pragas, deve-se estar sempre atento às plantas. Mesmo assim, caso as pestes se manifestem, é necessário o uso de produtos específicos, encontrados em lojas especializadas.
Podas: devem ser realizadas sempre que necessário, geralmente após as florações.

Reprodução

A reprodução das orquídeas pode ser feita de quatro maneiras. O primeiro processo é chamado de Simbiótico e é realizado por sementes. Um dia após a fecundação, quando a flor se fecha, seu ovário incha e o trabalho começa.
Nesse procedimento, são originadas de 33 a 500.000 sementes, produzidas por meio de uma cápsula. Já no processo Assimbiótico, a reprodução também é feita por sementes, mas em laboratório. O terceiro método utilizado é conhecido como Meristemático, que também é realizado em laboratório, porém com base no tecido da planta, por divisão celular. O último procedimento é denominado Divisão de Rizomas, por meio do qual o caule da planta, chamado de rizoma, é cortado, formando mudas que são amarradas em galhos ou troncos até se fixarem completamente.

Erros comuns no cultivo das orquídeas

Embora as orquídeas sejam plantas adeptas à umidade, regá-las em excesso pode matá-las. Outro erro bastante cometido é deixar as flores desprotegidas do vento. Se estiverem plantadas ao ar livre, é importante que existam outras árvores ou plantas por perto para abrigá-las.

Fonte: Internet


Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.