“Lua de Sangue” Entendendo o Eclipse Lunar...


Ocorreu no dia 04 de Abril de 2015 – Isso acontece porque a Lua entra na chamada zona de sombra, ou  a famosa penumbra da Terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante alguns minutos, os eclipses sempre ocorreram e continuarão ocorrendo. Esse eclipse foi visível em grande parte da Ásia, Austrália, grande parte da América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártida. Este foi o terceiro dos quatros que estavam previstos para 2014/2015. O eclipse teve aproximadamente 3 horas e meia de duração. A tétrade de eclipses é relativamente rara: no século XXI haverá oito delas, sendo a que termina no dia 28 de setembro a segunda — a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033.
Acre foi agraciado a ver o fenômeno que começou as 04:01 da manhã (horário local). Agora no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o eclipse se iniciou às 05:01. Já Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amapá, observaram o Eclipse penumbral às 06:01 da manhã. Nos restantes dos Estados não será possível observar o fenômeno, lembrando que estará na fase penumbral. A altura da Lua em quase todos os estados, com exceção do Acre, estava acima dos -30º, o que inviabilizava totalmente a observação.


ABAIXO, A ROTA
Como se pode observar, a rota não foi interessante para o Brasil, entretanto, boa parte da Ásia-Pacífico e Oceania, observaram um Eclipse Lunar Total. O próximo de máxima magnitude que irá aparecer nos céus do nosso País, será no dia 27 de setembro, e finalizará a tétrade prevista.

Fonte : Internet


Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

A Consciência do dever cumprido, infunde em nossa alma uma doce ALEGRIA.